sexta-feira, 31 de maio de 2013

Guerra


Arma. Objeto pensado pelo ser humano para ser utilizado exclusivamente com intuito de ameaçar, ferir ou matar outra pessoa, seja atacando, seja em sua defesa.
Guerra. Ação de dois ou mais grupos de pessoas, representando governos ou não, que, tomando de suas armas, dirige-se conscientemente a um local para utilizá-las, ferindo ou matando as pessoas que integram os outros grupos, que foram ao local com o mesmo objetivo de ferir e matar. Pode ser entre países, pode ocorrer entre a polícia e uma quadrilha de criminosos.
Terrorismo. Ação de um grupo de pessoas, do governo ou não, que, utilizando suas armas, atacam um outro grupo de pessoas que não está utilizando suas armas, objetivando feri-las ou matá-las.
Civilização. Estágio considerado avançado da sociedade humana, caracterizado pela ausência da barbárie primitiva.

Sobre erros em placas de trânsito


Que tal um olhar mais complacente sobre o Brasil?
Lembro-me que quando era adolescente, procurando emprego, andava pelo Centro do Rio e testemunhava a existência de filas e mais filas, imensas, jorrando de cada portaria de prédio comercial. Eram centenas de pessoas candidatando-se a uma vaga de escritório. Lembro bem que, em minha casa, e em muitas de meus vizinhos, carne era só uma vez por semana, quando havia, e não passava de carne moída ou um meio bife quase transparente de tão fino. No mais, todo dia vegetais, um dia ovo, no outro frango, às vezes mortadela frita, que eram alimentos mais baratos e, por isso mesmo, super populares.
Hoje, vejo os jovens filhos dos meus amigos de classe média baixa ou mesmo pobres podendo abrir mão de trabalhar em nome dos estudos, priorizando a educação. Não falta mais bife inteiro no prato de parcela considerável da população. Infelizmente, não tive essa chance e somente por conta de um pouco de força de vontade acrescida de uma dose muito grande de sorte é que não sucumbi à infância e à adolescência.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O livro didático, capitalismo, socialismo e a má-fé da crítica


A imagem exposta, de um livro didático conceituando socialismo e capitalismo, foi postada no Facebook com um texto algo terrorista que sugeria que serviria para “doutrinar” nossas crianças, supostamente para induzi-las a simpatizar com o socialismo.
Antes de mais nada, deixo claro ser defensor do socialismo, forma civilizatória que entendo mais avançada, mais humana, menos apegada ao materialismo exibicionista em voga atualmente. E não creio que a fracassada experiência histórica do socialismo real possa servir para, por si, amparar a rejeição da teoria socialista.

domingo, 5 de maio de 2013

A ética na política deve começar em nós


Tem sido comum ver extremistas anti-PT nas redes sociais divulgando dados e notícias absolutamente falsas sobre o governo, com óbvio intuito de manipulação da opinião pública. Tentam criar um ambiente de radicalização política.
O problema é que pessoas que não integram esse quadro de extremismo, mas que, com todo direito, também não gostam do PT, compartilham essas informações, ingenuamente acreditando estar prestando talvez um dever cívico, todavia sem a necessária confirmação dos dados por elas replicados.

O horror ao PT, aparentemente, ofusca a inteligência dessas pessoas. Agindo assim, dolosamente ou não, repetem o comportamento anti-ético do ministro da Fazenda de FHC, Rubens Ricúpero. Para quem não se lembra, trata-se de um político do PSDB que, não sabendo estar no ar na Rede Globo, proferiu a seguinte sentença: "Eu não tenho escrúpulos. Eu acho que é isso mesmo: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".