quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Frutos do mar com os dias contados


Sem querer parecer ou me tornar um desses eco-chatos radicais, o fato é que a cada dia que passa acumulam-se os estudos científicos alertando sobre os danos causados aos diversos ecossistemas em razão da ocupação humana desordenada.
Já há, na prática, o que se poderia denominar uma unanimidade da parcela mais responsável da ciência sobre a efetividade do aquecimento global decorrente das emissões de gases pela atividade humana, que pode conduzir inclusive a uma nova era do gelo.
Agora nos chega mais um alerta preocupante: um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores internacionais divulgou na revista científica Science que a humanidade já consumiu um terço dos estoques marinhos e que a taxa de eliminação da biodiversidade marinha continua aumentando.
O estudo analisou os registros históricos da quantidade de pescado no mundo inteiro e concluiu que a pesca vem se reduzindo de forma drástica no correr dos anos, inclusive em relação aos grandes barcos pesqueiros.
Os pesquisadores alertam que, mantidas as condições atuais, não será possível a recuperação e toda a fauna marinha de pescados estará extinta em cerca de quarenta a cinquenta anos e este será o último século em que os seres humanos poderão degustar frutos do mar colhidos na natureza.
A ausência do pescado não refletirá somente em nossas refeições. Acarretará danos diretos ao meio ambiente, com fechamentos de praias, inundações e proliferação de algas potencialmente nocivas.
No entanto, segundo eles, essa maciça destruição ainda pode ser revertida através da ampliação das áreas de proteção biológicas.
Creio que nós, seres humanos, estamos deixando passar a hora de nos preocupar seriamente com a questão ecológica.
(fonte: BBC Brasil.com)

Atualização da publicação original em Marcio Comenta em 07/11/2006

Nenhum comentário :

Postar um comentário