segunda-feira, 14 de março de 2011

Mensagem para meu amigo




Decidi escrever essa mensagem para você, a quem considero amigo e a quem estimo com profundidade tanta que não poderei jamais deixar de lhe desejar sempre o melhor e dedicar cordial respeito.
A mensagem tem por justificativa o reconhecimento de que há, em mim, obscuridades que por certo lhe parecem incompreensíveis e causadoras de espanto e inquietação. Tentarei esclarecer algumas dessas zonas de sombra, como forma de demonstração de meu interesse em manter sua sincera amizade e seu afeto.
Fui alguém muito carente de atenção e carinho, o que me conduzia a estar sempre ansioso pela companhia de outras pessoas, buscando afoito o afeto que me deveria ter sido oferecido por quem tinha a obrigação natural de fazê-lo e não o fez, nem jamais o fará pois a ocasião perdeu-se inapelavelmente.
Não apreciava estar em casa, sozinho, ansiava estar numa eterna roda de amigos e bebidas. Ficar sozinho era amedrontador.
A dureza da vida levava-me a querer fazer de minha rotina uma festa que nunca acabasse.
Hoje, percebo que essa antiga carência encontra-se, senão extinta de vez, ao menos mitigada tão drasticamente a ponto de encontrar na solidão um momento de sossego, de paz.
Se hoje, meu amigo, te procuro ou ligo com menos frequência, não pense que é por redução do afeto que lhe tenho. Isso jamais mudará. Não pretendo desencontrar-me de você, mas encontrar-me comigo mais assiduamente. Dei-lhe, amigo querido, bastante atenção durante minha vida. Agora quero dá-la um pouco mais a mim, sem, contudo, esquecer de você e sem pretender não estar contigo. Apenas um pouco mais também comigo. Entretanto, quando sentir vontade de estar comigo, faça como sempre fiz contigo e ainda farei: ligue-me. Pode estar certo que irei.
Reconheço, também, que defendo meus pontos de vista com emoção, talvez demasiadamente enfática. Porém, essa defesa apaixonada não implica desrespeito por sua opinião, nunca, mas apreço pelo que penso. Lembre-se, podemos respeitar a opinião alheia sem, contudo, concordar com absolutamente nada do que foi dito. O mesmo vale para você em relação às minhas opiniões. Discussões monólogas não existem. Teimosos sempre vêm em dupla. Aliás, defino teimoso como a pessoa que não muda a própria opinião em decorrência da exposição da minha. Se duas pessoas não conseguem enfrentar e superar divergências de opiniões, ou não são maduras, ou não são amigas. Respeito as suas opiniões e continuo seu amigo, ainda que você discorde sempre de mim. Detesto vaquinhas de presépio.
Talvez você tenha tido ciência de uma reunião ou festa que fiz e não te convidei. Não fique aborrecido. Com o tempo, fui descobrindo que nem todos os meus amigos são amigos de todos os meus amigos. Assim, como sou amigo de todos, embora nem todos sejam amigos entre si, resolvi que evitaria colocar no mesmo ambiente pessoas que sabidamente não gostam de estar no mesmo ambiente. Agindo assim, evito que pessoas de quem gosto sejam magoadas, como já presenciei, com expressões faciais de desagrado, olhares desairosos, cochichos claramente direcionados ou mesmo comentários negativos em voz alta. Também descobri que certas reuniões, mais íntimas, com menos pessoas, são muito agradáveis. Mas não dá para sempre convidar as mesmas pessoas. Um dia será você, outro dia, será outro amigo. Tenha certeza de que, sabendo de reuniões em sua casa para as quais não fui convidado, não ficarei magoado, porque entendo que a vida social é muito complexa e envolve, inclusive, os interesses não somente da pessoa, mas da família. E mais, se eu te convidar e você não vier à minha festa, tampouco ficarei aborrecido pois não me considero o centro do universo. Sempre desejarei estar em sua companhia e por isso o convidarei novamente em outra ocasião. Portanto, não considere ofensiva a minha ausência a algum evento patrocinado por você. Se não fui é porque não pude ou não estava bem para ir. Cobranças não são legais entre amigos. A presença mútua dever ser natural e desejada, jamais forçada.
Meu amado amigo, são esses os pontos que queria esclarecer sobre mim.
Penso que, às vezes, os amigos acham que a amizade é tão estreita que o outro sabe tudo sobre nós. Isso não é verdade. Não temos telepatia. Se não dissermos o que sentimos verdadeiramente, o amigo não saberá. Eu resolvi dizer algumas coisas.
Aprecio sua amizade e não quero perdê-la, por isso peço que você faça o mesmo. Diga-me o que pensa para que eu possa compreendê-lo melhor. Se algo o desagradar, diga. Se algo restar duvidoso, pergunte.
Amizade não é somente prazer e alegria, é também entrega e sacrifício.

Amizade é exclusividade de iguais, ainda que sejam diferentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário